As obras de expansão da Ferronorte entre Alto Araguaia e Rondonópolis, no Mato Grosso, estão a todo vapor. Com um ritmo de 690 metros de linha construídos por dia, a expectativa é que até o final deste ano, estejam prontos 55 quilômetros de infraestrutura/ superestrutura da nova via. A ferrovia ganhará mais 260 quilômetros em bitola larga até julho de 2012, prazo de conclusão do projeto. As obras foram iniciadas em agosto de 2009.
O diretor de Projetos de Infra-estrutura da ALL, Sildomar Tavares Arruda, explicou que o projeto foi dividido em três segmentos. O primeiro, de 13,2 quilômetros, já está com as obras de infraestrutura concluídas. “Falta somente colocar o trilho”, diz. As obras de infraestrutura da segunda etapa, de 162,5 quilômetros também já foram iniciadas. Já a terceira etapa, de 75,6 quilômetros está em fase de licenciamento ambiental. “O projeto executivo do terceiro segmento está pronto. A previsão é que as obras nesse trecho comecem em outubro deste ano.”
Além da expansão da ferrovia, o projeto conta com a construção de um pátio de cruzamento de 8,2 quilômetros e dois terminais multimodais: um no município de Itiquira e outro em Rondonópolis, no Mato Grosso. “Em julho de 2011, a ALL já deve estar operando no terminal de Itiquira, construído para a movimentação, principalmente de grãos e madeira. Sua capacidade será de 12 mil toneladas/ dia”, afirmou Arruda.
Em meados de 2012, a estimativa é que os dois terminais estejam operando com capacidade de 12 milhões de toneladas/ ano. “Com perspectiva de atingir 25 milhões de toneladas/ ano.” O projeto de expansão da Ferronorte está avaliado em R$ 700 milhões, sendo 90% deste montante financiados pelo BNDES.
Revista Ferroviária
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