sábado, julho 21, 2007

IPT atesta pista de Congonhas

SÃO PAULO - Uma análise realizada pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), na pista principal do Aeroporto de Congonhas, concluiu que o asfalto no local tem condições de atrito acima do padrão internacional de qualidade, mesmo sem as ranhuras para o escoamento de água. As informações são do jornal “Folha de S. Paulo”.

Segundo um relatório parcial do instituto, mesmo sem o sistema de ranhuras, chamadas de “grooving”, a pista do terminal passou pelo teste de atrito em pista molhada. O IPT aplicou um teste conhecido como "mumeter", em que simuladores de rodas recebem película de 1 milímetro de água para verificar a aderência do asfalto.

Nos testes realizados, o coeficiente de atrito nos locais onde os pneus das aeronaves costumam tocar a pista durante o pouso ficou entre 0,68 e 0,73. Segundo a “Folha”, o parâmetro brasileiro é de 0,5 e o da Organização de Aviação Civil Internacional é de 0,42. O IPT informou que se o valor estiver abaixo de 0,52, devem ser planejadas atividades de manutenção.

Segundo a publicação, a medição foi realizada quatro dias antes do acidente com o Airbus da TAM na última terça-feira. Ela faria parte de um relatório completo, que foi antecipado devido ao acidente.

O instituto também verificou que o asfalto da pista principal de Congonhas apresenta resistência entre 89% e 96%, quando o mínimo requerido é de 70%.

O IPT entregará, na próxima sexta-feira, parte de sua auditagem técnica, contratada pela Infraero, sobre as obras na pista principal do Aeroporto de Congonhas. Os demais relatórios serão entregues nos dias 7 e 17 de agosto.


A auditagem do IPT busca o controle tecnológico de itens da obra, como materiais utilizados e processo construtivo. Ela servirá para a Infraero comparar os relatórios do IPT com os controles das obras feitos pelo consórcio OAS/Galvão, que fez a revitalização da pista principal do aeroporto.

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