terça-feira, julho 24, 2007

Fatos relevantes na queda do avião

Alguns fatos relevantes para entender a queda do Airbus A320 da TAM:

1) O avião com prefixo PR-MRK, foi fabricado em 1998 e incorporado à frota da TAM em 2006;
2) O Airbus A320 começou a voar comercialmente em 1987;
3) Ele pode pousar em pistas de no mínimo 1.300 metros.
4) A pista principal de Congonhas tem 1.900 metros e a auxiliar 1.500 metros.
5) As pistas foram repavimentadatas recentemente. A auxiliar já recebeu as ranhuras (grooving)e a principal, depois de esperar pelo processo de secagem do concreto asfáltico, começa a recebê-las a partir dessa semana;
6)O Instituto de Pesquisas Tecnológicas, vinculado ao governo de São Paulo, atestou que as pistas apresentam qualidade superior aos padrões internacionais;
7) O avião da TAM estava com o reverso direito imobilizado. Esse equipamento que faz parte da turbina do avião, redireciona o ar para a frente, ajudando a freá-lo.
8) Segundo a TAM, o manual da Airbus, indica que o avião pode operar nessas condições por até 10 dias.
9) A pista de Congonhas é uma pista curta, dessa forma as aeronaves precisam estar funcionando 100%.
10) A aeronave da TAM estava com 187 passageiross a bordo, ou seja, com lotação total.
11) Segundo um piloto que trabalhou na Varig, quando o vôo se dirigia para Congonhas essa empresa reduzia em 18% o número de passageiros. Assim o avião ficava mais leve e aterrissava com mais segurança.
12)No dia do acidente o avião já tinha pousado 2 vezes em Congonhas. Na segunda vez com chuva mais forte do que na terceira e última vez. Esse fato diminui muito a chance da causa do acidente estar na pista. O avião já havia apresentado problemas no sábado e na segunda-feira, anterior ao dia do acidente.
13) No pouso em que aconteceu o acidente, o avião desceu com velocidade 4 vezes superior ao normal.
14) Segundo especialistas, não há grooving no mundo que pudesse segurar o avião com aquela velocidade.
15) Depois do acidente, houve vários incidentes com aviões da TAM em Congonhas. Duas arremetidas e um avião que estava seguindo para manutenção, teve de voltar ao aeroporto de Belém por causa de luzes no painel, indicando irregularidades.
16) Desde 1976, que aeronaves da TAM vêem caindo. Isso indica negligência da empresa com a matutenção dos aviões.

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