domingo, setembro 16, 2012

Indústria naval se recupera no Brasil

Até 2015, devem ser criados 24.500 empregos. Qualificar mão de obra é desafio da área


Do Globo

RIO - Se, em 2003, o setor naval empregava três mil pessoas no Brasil, hoje conta com 62 mil trabalhadores. E, até 2015, a previsão é de que sejam gerados pelo menos 24.500 novas vagas, de acordo com estimativa do Sindicato Nacional da Indústria da Construção e Reparação Naval e Offshore (Sinaval). A demanda maior é por engenheiros, técnicos e operários especializados, que, com o sucateamento da indústria nacional, acabaram migrando para outros campos. É mais uma área que enfrenta o desafio, hoje comum no país, de qualificar mão de obra para atender à demanda crescente.

— O aquecimento da construção naval no Brasil e no Rio de Janeiro resulta da demanda por transporte marítimo e fluvial, que aumentou com o crescimento do país e o desenvolvimento das regiões Nordeste e Norte, e da demanda do segmento offshore — explica o presidente do Sinaval, Ariovaldo Rocha, que acrescenta: — A produção de petróleo em águas ultraprofundas requer equipamentos antes inexistentes. E, além disso, a frota brasileira de navios petroleiros estava atingindo sua idade limite (acima de 20 anos), sendo necessária a sua renovação.

A OSX, empresa do grupo EBX que atua no segmento naval e offshore e nasceu em 2009, prevê 14 mil vagas até o final de 2015 — sendo quatro mil na fase atual, de construção, e dez mil na etapa de operação da Unidade de Construção Naval (UCN) do Açu, o maior estaleiro das Américas, localizado no Superporto de Açu, em São João da Barra. Números até maiores do que os calculados pelo sindicato.
— É uma Disneylândia para engenheiros — brinca Danilo Baptista, diretor da OSX Construção Naval, cuja UCN começará a operar parcialmente no primeiro trimestre de 2013 e deverá estar concluída em junho de 2014.

A empresa se associou ao Senai para qualificar mão de obra no projeto do Instituto Naval Tecnológico (ITN), lançado pela OSX para qualificar 3.100 pessoas em 23 funções até 2013.
— Cerca de 40% do pessoal sairá dos cursos do ITN. O resto virá do mercado — diz Baptista.
A Petrobras, companhia que mais impulsiona o crescimento do setor, prevê a compra de 32 FPSOs (plataformas de produção), 33 sondas de perfuração e 88 navios petroleiros até 2020.

— Esperamos um ciclo de trabalho com cinco mil profissionais ao longo de 2013 — afirma Gilberto Camargo, diretor do EEP (Estaleiro Enseada do Paraguaçu), empresa contratada pela Petrobras para trabalhar no Estaleiro Inhaúma.
Uma demonstração de que o setor está não apenas se recuperando, mas também se modernizando, é o grande número de mulheres inscritas nos cursos do ITN da OSX: 49% contra 51% de homens.

— É uma área de atuação que exige muito fisicamente, por isso, historicamente, talvez não atraísse tantas mulheres. Agora, com mais conforto e segurança no setor, esse cenário começa a mudar — avalia Danilo Baptista, diretor de construção naval da OSX.
Todos os formando poderão ser contratados
Entre os cursos oferecidos pelo ITN, há opções para caldeireiros, mecânicos, eletricistas, soldadores, pintores e operadores de máquinas, entre outros. No primeiro ciclo do instituto, foram oferecidas 3.100 vagas, para as quais se inscreveram 19 mil candidatos — destes, 880 participam da primeira fase de formação.

— Se tiverem bom rendimento, todos poderão ser contratados ao fim do curso — diz Baptista.

A Petrobras também aposta em parcerias com o Senai para qualificar mão de obra para atuar em seus investimentos navais, além de aproveitar egressos do Prominp (Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural), que também forma pessoal para atuar nos empreendimentos do setor.

— Ainda este ano vamos capacitar 300 pessoas em cursos de eletricista e montador. O recrutamento não será via concurso, mas vamos procurar dar prioridade aos moradores do entorno da instalação — afirma Gilberto Camargo, diretor do EEP (Estaleiro Enseada do Paraguaçu), empresa contratada pela Petrobras para trabalhar no Estaleiro Inhaúma.
Embora a demanda maior seja por profissionais de nível técnico, a retomada do setor naval também abre oportunidades para carreiras de nível superior: engenheiros (além de naval, mecânico, elétrico, metalúrgico, de automação, químico, civil, ambiental e telecomunicações), administradores, contadores e profissionais da área de logística, sustentabilidade e marketing também encontrarão campo de atuação em função dos investimentos da indústria.

— Existem muitas carências. A retomada do crescimento mostrou que o país forma poucos engenheiros. Para o setor naval, além de engenheiros navais, são necessários engenheiros de outras habilitações. Também é muito importante pensar na formação de técnicos com formação diferenciada, que possam atuar na indústria considerando o seu desenvolvimento tecnológico no futuro. Além disso, há necessidade de pessoal para atuar na produção e na gestão de empreendimentos — destaca o diretor técnico da Sociedade Brasileira de Engenharia Naval (Sobena) e professor do departamento de Engenharia naval da UFRJ, Luiz Felipe Assis.

Procura por curso na UFRJ aumenta

Essa demanda começa a se refletir nas universidades. O curso de Engenharia Naval e Oceânica da Escola Politécnica da UFRJ, de 2001 a 2006, formava cerca de 20 engenheiros por ano. Desde 2007, esse número vem dobrando, tendo atingido seu ápice em 2009, quando 56 engenheiros navais se formaram.

— Temos recebido com frequência crescente solicitações de empresas para divulgação de oportunidades de estágio e de trabalho. Todos os alunos formados nos últimos anos têm encontrado facilidade de colocação no mercado — destaca o engenheiro naval e professor da Politécnica, José Henrique Erthal Sanglard.
O Centro Universário da Zona Oeste (Uezo), inclusive, está com um processo de seleção em curso para professores adjuntos do curso de Tecnologia em Construção Naval.
— A remuneração base da construção naval é muito atraente. E a realidade dá mostras de que a demanda neste setor prosseguirá pelos próximos 20 anos — conclui Ariovaldo Rocha, presidente do Sinaval.


Nenhum comentário: