quarta-feira, julho 08, 2015

Banco BRICS vai iniciar reformas econômicas globais

Os líderes dos BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) vão realizar a primeira reunião do Novo Banco de Desenvolvimento durante a sétima cúpula dos BRICS na Rússia.
A reunião nomeará a primeira equipa de gestão do banco, incluindo o presidente e quatro vice-presidentes. A equipa de gestão passará a trabalhar na sede do banco de Xangai, que começará a operar no final de 2015 ou no início de 2016.

"A alta eficiência reflete a boa cooperação entre os países dos BRICS e também mostra o desejo de iniciar imediatamente a nova instituição financeira para ajudar o seu desenvolvimento", disse Samir Saran, vice-presidente da Fundação de Pesquisa e Observação, com sede na Índia.

Irá o banco vai ameaçar o sistema financeiro atual? O novo banco não tem intenção de ameaçar ninguém e acolhe financiamento dos países desenvolvidos. Ele vai melhorar a coordenação e a cooperação com as instituições financeiras, evitando a concorrência.

O banco vai cobrir as deficiências do atual sistema financeiro, fornecerá uma plataforma de financiamento conveniente para os países em desenvolvimento e aliviará a escassez de fundos para infraestrutura global.

O banco terá uma capitalização inicial de 100 bilhões de dólares. Metade deste dinheiro é dos países dos BRICS. Banker K.V. Kamath será seu o primeiro presidente, enquanto outros dois dirigentes virão da Rússia e do Brasil.

Paulo Nogueira Batista, responsável do Fundo Monetário Internacional (FMI), disse que os países dos BRICS têm vindo a desempenhar um papel vital na economia global, mas isso não se reflete no FMI.

Luis António Paulino, professor da Universidade de São Paulo, Brasil, disse que, anteriormente, a ordem financeira era determinada pelos países desenvolvidos. Mas a ordem econômica mundial está mudando rapidamente. O aparecimento dos BRICS simboliza o início de uma nova ordem econômica mundial. O BRICS irá desempenhar um novo papel na economia mundial.



Leia mais: http://br.sputniknews.com/mundo/20150708/1504593.html#ixzz3fKgbJdlu

Nenhum comentário: