segunda-feira, fevereiro 04, 2019

A tragédia nossa de cada dia não Vale a pena

       Evaristo Almeida





O Brasil é um dos países mais ricos do mundo, com muita terra, água em abundância, todos os minerais necessários ao desenvolvimento, uma imensa população trabalhadora e todas as condições para que todos possam ter uma vida plena e desfrute de todo o conforto que a etapa histórica que vivemos permite.

Mas o Brasil está inserido dentro de um sistema injusto de dominação mundial, subordinado aos Estados Unidos, Inglaterra, França, Japão e Canadá, Austrália, entre outros, que compõem a rede imperialista.

São esses países que mais se beneficiaram com o golpe ocorrido no país. Eles estão partilhando do petróleo do pré-sal, no qual não investiram um centavo para descobrir e ficarão com as empresas estatais brasileiras que serão praticamente doadas pelo governo Bolsonaro, como foi a Vale, pelo governo do Fernando Henrique Cardoso.

Para que esse sistema possa extorquir as riquezas produzidas no nosso país, é preciso ter uma elite, na verdade uma subelite, que represente aqui os interesses deles, em detrimento do que seria bom para o Brasil.

Essa elite é representada pelos grandes empresários, banqueiros, a grande mídia, boa parte do judiciário; cuja ideologia é a do vira-lata, ou seja, o país a serviço da rede imperialista.

Quais as formas da riqueza produzida no Brasil beneficiar o povo brasileiro? Através do pagamento de salários decentes, o que não ocorre, pois dos países industriais o salário pago no Brasil é um dos mais baixos do mundo, o que não dá as condições para que as pessoas possam viver de forma digna. Assim, pagar salários miseráveis é uma das condições dessa equação.

Outra forma de manter a população pobre é através do pagamento de juros pelos bancos, quando o povo toma crédito ou parcela uma geladeira em 12 vezes, e paga o preço de duas. Os juros cobrados aqui no cartão de crédito e no cheque especial são maiores do que os exigidos pelos agiotas, que são considerados como criminosos.

A tributação regressiva, em que os pobres pagam mais impostos do que os ricos, também é uma forma de extorsão, aliada com a sonegação, feita pela elite brasileira, que usa o Estado para se locupletar, mas tem pavor de pagar impostos. Isso tudo, retira os recursos necessários para financiar o Estado e prover serviços decentes de saúde, educação e dá uma vida boa para todos, o que não ocorre.

O Brasil é um país violento, com altas taxas de homicídio e acidentes de trânsito, que vitima principalmente os mais pobres.

É um sistema criado e gerido pela elite que é pensado para ser assim, não é por acaso, pois uma pequena parcela se beneficia desse estado de coisas, além de satisfazer o minotauro, representado pelos países imperialistas.

E dentro dessa lógica que primeiro ocorreu em Mariana e agora em Brumadinho, em que as barragens da Vale romperam, matando centenas de pessoas e a idéia que passam é que é assim mesmo. Não esqueçamos dos mais de oito milhões de vidas ceifadas na extração da prata em Potosi, na Bolívia, pela Espanha, relatadas pelo Eduardo Galeano no livro As Veias Abertas da América Latina em que o que importa é a extração de riqueza, que enriqueceu a metrópole enquanto a pobreza, reina até hoje nessa região.

A Vale opera dentro dessa lógica, com o único objetivo de agregar valor para os seus acionistas. Uma parte deles vivendo confortavelmente em Nova Iorque, Paris, Londres, Sidney, Tóquio ou em outro lugar bem longe daqui e a salvo da lama produzida pelos lucros que lhes garantem uma vida de extravagância.

A Vale não tem compromisso com o desenvolvimento social e econômico do Brasil e sim com o que determina o grande capital financeiro internacional e para isso não faz manutenção nas barragens de dejetos, para não gastar mais e aumentar o lucro.

Se der errado, quem vai morrer é principalmente o povo mais pobre, as multas não serão pagas, pois terá sempre um juiz, desembargador, ministro ou alguém que seja que é parte dessa lógica e os acionistas estão bem satisfeitos com os lucros produzidos, tanto é que as ações da Vale já voltaram a se valorizar. Dessa forma, o crime compensa.

E assim, as tragédias vão se sucedendo e muita gente cega preocupada com ideologia de gênero, kit gay e outras distrações criadas pela elite, subordinada à rede imperialista, que vivem do sangue do povo brasileiro.

Para o nosso povo não Vale a pena...

Um comentário:

Laerte Fedrigo disse...

Realmente Evaristo, para o povo brasileiro não vale a pena. Parabéns pela análise.