quarta-feira, dezembro 04, 2013

Produção industrial sobe 0,6% e surpreende analistas brasileiros


Por Redação, com Reuters - do Rio de Janeiro


A produção industrial brasileira surpreendeu em outubro ao crescer 0,6% sobre o mês anterior, bem melhor do que o esperado e mantendo-se pelo terceiro mês seguido em território positivo. Na comparação com outubro de 2012, a produção avançou 0,9%, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira, segundo resultado positivo.

Os resultados ficaram acima do esperado em pesquisa da agência inglesa de notícia Reuters e, no caso da comparação mensal, superou até mesmo a projeção mais otimista. A mediana das estimativas apontava alta de 0,05%, com as contas variando de contração de 0,50% a alta de 0,50%. Ante o mesmo mês do ano passado a projeção era de avanço de 0,4%.
Em outubro, um dos destaques ficou para a categoria Bens de Capital, uma medida de investimento, que avançou pelo terceiro mês seguido ao subir 0,6% sobre setembro. Bens Intermediários, por sua vez, registrou alta de 0,3 %.
Já a categoria Bens de Consumo, ainda segundo o IBGE, também mostrou avanço mensal de 0,3 %, com a alta de 1% em semiduráveis e não duráveis compensando a queda de 0,6% dos produtos duráveis.

Pelos ramos de atividade, 21 dos 27 pesquisados apresentaram crescimento mensal, com destaque para edição, impressão e reprodução de gravações (13,1%), máquinas e equipamentos (2,7%), refino de petróleo e produção de álcool (2,2%) e indústrias extrativas (2,0%).

Embora o resultado de outubro tenha marcado a terceira alta mensal seguida, o movimento não foi forte suficiente para reverter completamente a queda mensal de 2,5 % em julho (2,5%), destacando a dificuldade do setor e da economia como um todo em imprimir uma recuperação mais robusta.

O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro encolheu 0,5% no terceiro trimestre deste ano, primeiro resultado negativo e o pior em mais de quatro anos.

Os sinais para novembro não são animadores. A pesquisa Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) realizada pelo Markit indica que a atividade da indústria voltou a contrair no mês passado, com declínio no volume de novos pedidos e redução da força de trabalho.

O IBGE ainda revisou o dado de produção industrial de setembro ante agosto para alta de 0,5%, ante 0,7 %. Já o crescimento da produção em setembro ante o mesmo mês de 2012 foi revisado para 1,8%, ante 2 %.

Nenhum comentário: