sábado, outubro 19, 2013

Libra: começou a especulação. Petrobras vencerá e a mídia dirá que foi “um fracasso”

O Estadão começou a onda de especulações que vai tomar conta da mídia de hoje até a manhã de segunda-feira.

Anuncia que o leilão de Libra terá a participação de apenas um consórcio, liderado pela Petrobras, com 30% de participação. O que, somado aos 30% “automáticos”, daria à brasileira 60% de controle do campo.

É possível que seja assim, embora possa surgir um segundo grupo.

Como esperado, os chineses serão a segunda força, com um percentual perto dos 30%.

Conversa fiada a história de que “virão fracos os chineses”, por conta das regras. O acerto com a China é de Governo, embora via empresas.

A Total, que se especula também estar no consórcio, é privada, mas fortemente ligada aos interesses nacionais de um país que não tem petróleo e se abastece de fontes por todo o mundo. Os franceses não tem problemas ideológicos nesse campo, e operam em situações instáveis, como a Argélia, o Irã, Iraque, Iemen e Venezuela.

Puro palpite, mas acho que a quinta empresa é a estatal indiana OGNC, que concluiu esta semana a compra de uma parte dos ativos da Petrobras no campo de pós-sal no Parque das Conchas, na Bacia de Campos. Brasil e Índia tem interesses comuns também na nova área de exploração em Sergipe, através de outra estatal, a Bharat Petroleum. É o típico “farm-in/farmout” (venda de participações, em busca de escala) da indústria petrolífera.

Isso também pode trazer a Shell para o negócio, com uma pequena participação, mas não creio nisso. Mais fácil que a Shell lidere outro consórcio, se houver.

Será uma vitória, se isso acontecer, dos BRIC.

E, ao contrário do que diz a matéria do Estadão, o lance virá em torno de 60% de participação do Estado na partilha do petróleo.

Porque, no leilão de partilha, onde o bônus de assinatura é fixo e igual, o “ágio” será medido – e decisivo – na percentagem de participação do Estado no resultado da extração de petróleo.

Nenhum consórcio formado para vencer vai “dar mole” para um azarão vencer com 1% a mais de ágio.

Mesmo ainda no campo das especulações, parece que está ficando claro o que este blog – sem uma inside information sequer, mas apenas sustentado na lógica dos interesses das partes envolvidas – vem sustentando há dois meses.

O leilão de Libra terá dois grandes vencedores.

A Petrobras.

E o Brasil.

Por: Fernando Brito

Nenhum comentário: