terça-feira, agosto 06, 2013

Inflação zera, mas Miriam Leitão não perde a pose

Do Tijolaço

Miriam Leitão “anunciou” hoje o Índice de Preços ao Consumidor que o IBGE irá anunciar amanhã: inflação zero em julho.

Não é, apesar de parecer, inside information. Toda a torcida do Flamengo e do Corinthians nos meios econômicos sabe disso.

É possível que venha até ligeiramente negativo o IPCA, embora não se possa, de boa-fé, fazer projeções com centésimos de pontos.

Sabe, porque dois índices muito semelhantes, em sua conformação, ao IPCA foram anunciados no final da semana e hoje: os Índices de Preços ao Consumidor da Fipe e da Fundação Getúlio Vargas, que caíram 0,13 e 0,17%, respectivamente.
Mas, claro, Miriam Leitão, em seu comentário do Bom Dia, Brasil, não deixa a peteca catastrofista cair.
Primeiro, fala da pressão do dólar, que pode elevar os preços.

Sim, pode. Mas há sinais disso?

O Índice Geral de Preços da FGV, que abarca também a variação de preços no atacado (60% do indicador), mais sensível à variação cambial, foi divulgado hoje e caiu de 0,35% em junho para 0,14%. Em relação a julho passado, queda muito forte: era de 1,52%. No item ”Matérias-Primas Brutas”, a taxa de variação passou de 1,39%, em junho, para -0,02% e no grupo Bens Finais, expurgado da baixa dos de alimentos in natura registrou estabilidade: de 0,45%, ante 0,46%, em junho.
Mas Miriam volta à carga: diz que o BC quer “aproveitar a janela de oportunidade” para o combate à inflação – inflação em queda – e talvez prossiga na escalada de aumento das taxas de juros.
É incrível: gripe ou resfriado, chuva ou sol, juros são o melhor remédio, sempre, para esta gente.
Por: Fernando Brito

Comentário E & P

Parece que a única função da Miriam Leitão e ajudar as 20 mil famílias mais ricas do Brasil, incluindo ai os banqueiros, a se locupletarem com juros altos. Cada ponto percentual representa um acréscimo de R$ 27 bilhões pagos para essa gente. Para se ter uma ideia o Bolsa Família que tirou mais de 30 milhões de brasileiros da miséria custa anualmente R$ 23 bilhões. Esses recursos deveriam ir para a saúde, educação, mobilidade urbana ou segurança ao invés de enriquecer a subelite brasileira (porque não tem um projeto de nação e é vassala do projeto dos Estados Unidos, Europa e Japão). É um crime contra o futuro do país. Nenhum país do mundo se desenvolveu com juros altos.

Nenhum comentário: