segunda-feira, junho 24, 2013

Sonegação de imposto em São Paulo chega a R$ 132 bilhões por ano

SÃO PAULO - O estado de São Paulo deixa de arrecadar R$ 132 bilhões por ano devido à sonegação. O valor equivale a 24,5% do total arrecadado, considerando os impostos das três esferas: federal, estadual e municipal.

Os dados fazem parte de um levantamento divulgado pelo Sinprofaz (Sindicato Nacional dos Procuradores da Fazenda Nacional) nesta segunda-feira (24).

Sobre os dados de sonegação do estado paulista, o presidente do Sinprofaz e procurador da Fazenda Nacional, Allan Titonelli Nunes, afirma que se não houvesse sonegação fiscal em São Paulo, os contribuintes atuais poderiam ser desonerados em quase 25% da carga atual sem que a arrecadação fosse prejudicada.

Sonegômetro
Para chamar a atenção da população para os altos índices de sonegação fiscal no País, o Sinprofaz desenvolveu o "Sonegômetro", ferramenta que mensura a sonegação fiscal em tempo real, disponível no site (www.sonegometro.com).

Nesta segunda (24) e terça-feira (25), um placar móvel do sonegômetro circulará pelas principais vias da capital paulista mostrando em tempo real o quanto o estado deixa de arrecadar todos os dias.

Nenhum comentário: