quinta-feira, março 28, 2013

Dilma: Modelo é desenvolvimento com redução da miséria

A presidenta Dilma Rousseff afirmou hoje que o Brasil tem se destacado por aplicar modelos de desenvolvimento econômico com inclusão social e por buscar a superação completa da pobreza extrema.

Segundo ela, os demais integrantes dos Brics – Rússia, Índia, China e África do Sul – também estão conseguindo reduzir a pobreza. “Nós nos distinguimos também porque temos aplicado modelos de desenvolvimento econômico com inclusão social. Para se ter uma ideia, com três anos de antecedência, a meta do desenvolvimento do milênio de diminuir pela metade a proporção de pessoas vivendo com menos de US$ 1,25 por dia já foi alcançada", disse a presidenta, que participa na V Cúpula dos Brics, na África do Sul. Dilma acrescentou: "Segundo o PNUD, esse resultado em relação à pobreza extrema se deve, em boa medida, aos avanços das políticas econômicas e sociais dos nossos países. Em todos os países Brics ocorreu uma sensível redução das pessoas que vivem abaixo da linha da pobreza. No Brasil, nós temos, num horizonte próximo, a superação completa da miséria, da pobreza extrema”. Durante café da manha em homenagem aos chefes de Estado e de Governo dos Brics oferecido pelo presidente da África do Sul, Jacob Zuma, a presidenta Dilma afirmou ainda que o fim da miséria é apenas um começo e vai exigir investimentos em infraestrutura e políticas públicas para que as pessoas que deixaram a pobreza se tornem cidadãos e consumidores.

“Nós temos consciência de que a superação da miséria é apenas um começo, o fim da miséria é apenas um começo, e isso vai exigir infraestrutura, bens, equipamentos, máquinas, vai exigir políticas públicas para que essas pessoas que saiam da pobreza se tornem cidadãos e consumidores. E nós sabemos também que isto amplia os nossos mercados, os nossos mercados domésticos, e traz a eles também uma grande contribuição. Além de ser uma questão ética, é também uma questão econômica aumentar e ampliar os nossos mercados internos”, disse.

* com informações do Blog do Planalto.

Nenhum comentário: