domingo, dezembro 16, 2012

O Banco da Basileia e uma teoria da conspiração


Por Andre Araujo
http://www.bilderberg.org/bis.htm#Mendez

Para os que curtem teorias conspirativa de Historia, eis aqui uma delas mas bem mais proxima da realidade do que as inventadas em bares da Vila Madalena. É a trajetoria da mais antiga das instituições financeiras multilaterais, o Banco de Liquidações Internacionais (Bank for International Settlements) mais conhecido como Banco da Basileia, o banco central dos bancos centrais, criado em 1930.

O BIS atravessou a Segunda Guerra Mundial com diretores alemães representando o Reichsbank em seu Board, sem interrupção, a sua gerencia era basicamente alemã e assim continou atravessando a guerra toda, a cultura é de um banco germanico e suas relações com os demais bancos centrais sempre foi neutra, acima da guerra mundial, da guerra fria, das guerras regionais, o BIS é um clube de banqueiros e financistas que se conectam por um rede acima das correntes nacionais e ideologicas

que independem dos politicos, sua confiabilidade é absoluta, paises que temem confisco de suas reservas as colocam em deposito no BIS, onde jamais houve um arresto ou penhora de valores depositados por bancos centrais de paises, sejam quais forem.

O BIS tem moral e credibilidade para traçar as regras contabeis e prudenciais para todo o sistema bancario mundial, as determinações de seus comités são seguidas como lei por todos os bancos, sejam estatais ou particulares, nesse sentido é o banco mais poderoso do planeta. Agora está retraçando as regras prudenciais vis a vis a crise de 2008, pelo Comité Basileia III.

Existem varios livros editados nos EUA que de forma indireta contam a historia da nazificação do BIS, cito quatro que tenho em minha prateleira: ""Who Financed Hitler", de James Pool, "Hitler and His Secret Partners", tambem de James Pool, " Hitler Secret Bankers", de Adam Lebor e "Hitler´s Banker"

de John Wietz

O BIS é discretissimo, não faz nenhuma questão de ser conhecido e nem precisa, é hoje mais influente do que nunca, quem curte historia economica deve estudar a historia desse banco.

Nenhum comentário: