domingo, novembro 06, 2011

Dilma: é necessário retomar o crescimento da economia mundial



Após dois dias de discussões na Cúpula do G20 (grupo das 20 maiores economias do mundo), na cidade francesa de Cannes, a presidenta Dilma Rousseff disse que a reunião teve “sucesso relativo”. Segundo Dilma, a preocupação central do encontro foi a estabilidade global, e ficou claro que tal situação não será alcançada sem a busca do crescimento.

“Foi uma reunião que teve o mérito de colocar na ordem do dia, mais uma vez, a força do G20 no que se refere ao apoio, ao auxílio e à sustentação de políticas anticrise imediatas, de políticas que se dispõem a dar sustentação ao conjunto do sistema. É um sucesso relativo, na medida em que os países da zona do euro deram um passo à frente na forma de enfrentar a crise”, ressaltou Dilma, na entrevista.

Dilma fez um breve relato sobre os encontros bilaterais que teve ao longo dos dois dias da cúpula. Com a primeira-ministra da Alemanha, Angela Merkel, a presidenta falou sobre as relações comerciais com o país e se comprometeu a visitá-lo em março do ano que vem. As duas chefes de governo decidiram também enfatizar a importância ds pequena e média empresas no Ano Brasil-Alemanha, que ocorrerá no período 2013-2014.

No encontro com os líderes japoneses, um dos temas em pauta foi o trem-bala. Com representantes de movimentos sindicais, a presidenta conversou sobre o desemprego e a piora das condições de trabalho. A crise financeira mundial, a dívida dos países europeus e o resgate da Grécia, cuja economia enfrenta um período de dificuldades, foram os assuntos dominantes nas discussões da cúpula, em Cannes.

Nenhum comentário: