segunda-feira, agosto 08, 2011

De Jobim a Amorim


Luiz Edgard Cartaxo de Arruda Júnior

Continua a campanha para desestabilizar o governo Dilma. O alvo agora é o chanceler e novo ministro nomeado e ainda não empossado Celso Amorim.
As alas ocultas de forças desconhecidas propalam: os militares não gostam de diplomacia. Porque o diplomata não gosta de guerra. O Brasil deve acreditar na diplomacia como quem acredita que o tempo tem que ser de paz . Esse tem que ser o lema do Brasil no mundo.
Alguns militares reacionários não querem Amorim porque diplomata não gosta de guerra.

Pense numa máxima burra! É essa aí. Dita com idiotice pela canalha que tenta inutilmente iludir os dignos.
Celso Amorim pode até não gostar de guerra como eles querem. Como quando Amorim, o Chanceler do Brasil, não apoiou o Golpe em Honduras para derrubar Zelaia, eleito democraticamente pelo voto livre do povo e asilado na embaixada Brasileira. Tremiam de medo do império americano, quando o Chanceler Brasileiro não admitiu que as democracias latino- americanas fossem tratadas como republiquetas de bananas, manipuladas ao bel- prazer pelos abutres falcões(os urubus) do tio Sam e os magnatas da especulação a serviço dos interesses multinacionais.

Dessas guerras para manter a democracia no planeta Celso Amorim tem coragem para por o Brasil na linha de frente dessa batalha e vencer os combates de toda ordem em todo tempo por toda terra. Enquanto eles tremem mais que vara verde ao bajular e se curvarem diante da carcomida grande potencia ianque que pretendia manter as republicas da America latina como colônias. Como foi o caso recente de Honduras. Onde Celso Amorim não se curvou diante da mídia manipulada pelos interesses do império do norte, nosso chanceler resistiu e manteve o leme forte em defesa da liberdade, do respeito ao voto direto na democracia, da liberdade e autodeterminação dos povos nativo, latino, ibero- americano.

E mais, é Celso Amorim o principal responsável pela desconstrução da ALCA; numa guerra vitoriosa contra esse criado braço da CIA. Substituído por algo surgido no pensamento libertário brasileiro de Celso Amorim alicerçado em Capistrano de Abreu: O Mercosul. E agora realizando o grande sonho do cearense abrindo saídas do Brasil para o oceano Pacífico.

Penso eu que é provável que o novo ministro da Dilma dé prioridade a construção de submarinos devido ao pré-sal do que a compra dos nebulosos aviões fervorosamente defendidos por Nelson Jobim. E mais, nós dispensamos até os submarinos agora mesmo em detrimento da crise econômica mundial que se alastra.

Melhor mesmo que essas é a guerra pela preservação da memória e da verdade que o ministro Celso Amorim irá travar junto com Maria do Rosário,ministra da pasta presidencial responsável pelo Diretos Humanos no Brasil – para dignificar nossa história perante a humanidade.

Quem sabe tem que fazer uma espécie de CPI cujo primeiro a ser chamado a depor nela seja o ex ministro da Defesa o Rambo Nelson Jobim. Pois é ele que vai ter de explicar onde, como, quando e de quem, tim tim por tim tim, disse a ele que os papéis dos torturadores foram queimados. (Isso sim uma grande trapalhada). Ou se não foi ele próprio Nelson Jobim quem determinou a queima. Esta pensando que hoje a história terá a mesma complacência concedida a Rui Barbosa quando mandou queimar os papeis da escravidão! Tem muito é que fazer uma espécie de CPI da gorilada para tirar a história dos desaparecidos revolucionários da democracia brasileira do limbo. E pô-los nos píncaros da história.

O certo é que ao contrario do que diz o pig, a administração Jobim é responsável pela página contemporânea mais negra da historia. Por sua causa de Nelson Jobim, de sua omissão, covardia e inoperância que o Brasil está condenado na suprema corte de San José da OEA. Uma coisa vergonhosa, para não falar nas denúncias contra os direitos humanos que o Brasil responde na ONU, também efeito direto de suas trapalhadas.

Em sua mão a nossa Constituição foi adulterada, em tópicos que feriram a nossa soberania. Nisso é réu confesso. Depois da morte de Ulysses Guimarães ele vem tirar o corpo fora dizendo que foi o Sr. Diretas e Presidente da Constituinte que fez as nefastas alterações na Constituição Cidadã que permitia a alienação do patrimônio nacional e a evasão de riquezas feitas a rodo pelas multinacionais.

Das inúmeras páginas negras de Jobim se destaca o respaldo que ele deu ao desmoronamento de toda a operação Sathiagra ao sustentar a existência de um áudio sem gravação feito por equipamento que o delegado Paulo Lacerda nunca adquiriu para a Policia Federal e Abin. Tudo invenção para livrar o compadre do Daniel Dantas. Resultado esta lá o grande delegado servindo de porteiro na embaixada brasileira em Portugal. A Operação desacreditada e o Daniel Dantas serelepe e impune por aí. Dilma é hora de trazer o ínclito delegado Paulo Lacerda de volta.

Nem devemos esquecer a trama do abaixo assinado feito por Nelson Jobim e assinado por ele e pelos ministros militares, talvez o primeiro da vida deles chantageado o presidente da república Luiz Inácio Lula da Silva para ele apagar da Lei já aprovada a abrangência do Programa Nacional de Direitos humanos. Fato que levou o Brasil a ser condenado pela OEA . E o Brasil vai ter que se explicar ao mundo a razão inconseqüente da demora em julgar e punir os torturadores da ditadura. Mas uma vergonhosa pagina negra do enigmático Nelson Jobim. São muitas e graves as falhas e crimes desse impostor, que ludibriou até os líderes do movimento de redemocratização da política brasileira.

Setores conservadores da imprensa temem Celso Amorim porque ele é nacionalista e democrata. A sua luta na África e no Oriente para a implantação da democracia em todas as nações de todos os continentes, o levou a ser titulado como o melhor Chanceler do mundo. Verdade que teimam em manter oculta e provoca suspeitas de que avanços reais sejam perseverados em novo desenho da política de segurança nacional e da participação do Brasil no cenário mundial.

A Dilma reagiu a tempo para corrigir os rumos da consolidação democrática e afastar os fantasmas que pairavam sob a sombra de Nelson Jobim, fazendo chantagens e ameaças e alardeando retrocessos de nossas conquistas históricas. A sua saída foi acerto irreprensivel, mas não elimina que o destemido Jobim venha a pagar o preço justo pelos abusos cometidos contra a democracia brasileira.

Mas cuidado Amorim estas a pisar em ovos fritos verdes e frios.

Nenhum comentário: