quarta-feira, maio 25, 2011

Petrobras terá terminal flutuante para pré-sal


A Petrobras decidiu construir um terminal flutuante em alto mar - em vez de terrestre - para receber e tratar a futura produção de petróleo nos campos do pré-sal na Bacia de Santos. A informação foi dada ontem, 23, pelo diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, ao explicar que o projeto inédito, vai ser instalado a 90 quilômetros da costa do Rio ou de São Paulo.

O primeiro terminal custará US$350 milhões, devendo ficar pronto em 2013. O diretor explicou que a ideia surgiu pelo fato de não ser possível expandir a atual capacidade dos terminais de São Sebastião, em São Paulo, e o de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro. O terminal terá capacidade de armazenar até três milhões de barris por dia de óleo.

O diretor informou também que a estatal venezuelana PDVSA estará fora da Refinaria Abreu Lima, em Pernambuco, se não injetar recursos nas obras até agosto. Desde 2005 a PDVSA negocia entrar com 40% do projeto da refinaria.

- Agosto é o limite porque é quando acaba o dinheiro do empréstimo com o BNDES (R$10 milhões). Aí tem que começar a fazer aportes - explicou.

Fonte: O Globo, Por Ramona Ordoñez

Nenhum comentário: