quinta-feira, maio 26, 2011

Desemprego atinge baixa recorde para abril



Índice ficou em 6,4%; resultado foi estável em relação a março - que estava em 6,5%

A taxa de desemprego no país ficou em 6,4% em abril. Trata-se do menor nível para o quarto mês do ano desde o início da série, em 2002. O dado também é menor que o de março (6,5%), embora tenha sido considerado estável nessa comparação, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (26).

O número de trabalhadores com carteira assinada no setor privado ficou em 10,8 milhões – sem alteração significativa em relação a março, de acordo com o IBGE. Na comparação com abril de 2010, houve aumento de 6,8% (ou 686 mil postos de trabalho a mais com carteira assinada).

O rendimento médio real habitual dos ocupados ficou em R$ 1.540 – um recuo de 1,8% tanto na comparação mensal como frente a abril do ano passado.

A população desocupada do país ficou em 1,5 milhão de pessoas - estável em relação a março. Já frente a abril do ano passado, houve queda de 10,1% - ou seja: nessa comparação, 173 mil pessoas saíram da condição de desocupadas.

A população ocupada (22,3 milhões de pessoas) ficou estável em comparação com março – mas em relação a abril de 2010, ocorreu elevação de 2,3% - o que representa um adicional de 492 mil ocupados em 12 meses.

A Pesquisa Mensal de Emprego do IBGE é realizada nas regiões metropolitanas de Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre.

A taxa de desocupação não teve mudanças significativas em nenhuma das regiões metropolitanas, na comparação com março de 2011. Frente a abril de 2010, os índices caíram em Recife, em Porto Alegre e no Rio de Janeiro (nas demais regiões, ficou estável).

Frente a abril do ano passado, o número de desocupados teve recuos significativos nas regiões metropolitanas de Recife e do Rio de Janeiro. Em relação a março, não houve variação em nenhuma das regiões pesquisadas.

O rendimento médio real dos trabalhadores caiu em Recife, Belo Horizonte, São Paulo e no Rio de Janeiro na comparação com março – mas aumentou em Salvador e Porto Alegre. Em relação a abril de 2010, houve aumento em Recife, Salvador, Belo Horizonte, Porto Alegre e no Rio de Janeiro. Em São Paulo, o rendimento caiu 1%.

Desemprego em SP

A PED (Pesquisa de Emprego e Desemprego), elaborada pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) e pela Fundação Seade, divulgada nesta quarta-feira (25), mostrou que a taxa de desemprego na região metropolitana de São Paulo passou de 11,3% em março para 11,2% em abril – o que representa o menor nível para o mês desde 1990 (quando a desocupação ficou em 10,6%). A série histórica teve início em 1985.

COMENTÁRIO E & P - E os palpiteiros econômicos da Globo, Abril, Folha e Estado - GAFE -, que ganham fortunas para falar contra o país, fazem cara de paisagem e fingem que essa informação não é relevante. Diminuímos em 50% o desemprego no país. É mais gente com perspectiva de vida, podendo se alimentar de forma correta e ajudando a economia brasileira a crescer.

Nenhum comentário: