terça-feira, março 22, 2011

“Em vez de mandar avião para bombardear a Líbia, a ONU deveria ter mandado um representante para negociar a paz”, afirmou Lula.


Em jantar promovido pela comunidade árabe em sua homenagem na noite desta segunda-feira, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez duras críticas à decisão da ONU de autorizar a intervenção militar na Líbia.

“Em vez de mandar avião para bombardear a Líbia, a ONU deveria ter mandado um representante para negociar a paz”, afirmou Lula.

Segundo ele, isso aconteceu porque a ONU está enfraquecida e, por isso, teria cedido à pressão de alguns países a autorizar a intervenção militar.

Lula afirmou ser solidário à decisão do Brasil, junto com a China, Índia, Rússia e Alemanha, de se abster em relação à intervenção militar na Líbia.

O ex-presidente foi ovacionado pelas cerca de mil pessoas que compareceram esta noite no Clube Monte Líbano, em São Paulo, para jantar em sua homenagem.

Durante seu discurso de cerca de meia hora, ele foi interrompido várias vezes por calorosas salvas de palmas.

Lula fez uma defesa efusiva de ter estreitado as relações comerciais do Brasil com os países árabes e africanos no seu governo, apesar de toda as críticas que sofreu. Muitos, segundo ele, afirmaram que sua política seria uma afronta a Israel.

(Nara Alves e Guilherme Manechini)

Fonte:IG

Nenhum comentário: