terça-feira, setembro 15, 2009

Depois de vencer a crise, Brasil precisa avançar no mercado externo, diz Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta terça-feira (15) que a crise financeira está vencida no Brasil e que agora é preciso vencer as dificuldades de avançar no mercado externo. A afirmação foi feita durante discurso na reunião extraordinário do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social.
“Na época da crise tínhamos que dizer, vamos vencer essa crise, e acho que vencemos essa crise. A única coisa que temos é uma certa dificuldade no mercado externo.”
Lula disse que o governo, no entanto, não irá abrir mão da responsabilidade fiscal e do controle da inflação. “Ela não vai volta, porque toda vez que ela volta ele desgraça a vida desse país”.
O presidente ainda fez uma analogia entre a crise e uma doença. Segundo ele, a infecção passou e “ agora não é mais [preciso] dar antibiótico, e sim, vitamina.”
Políticas e Estado
Lula afirmou durante a reunião do CDES que irá consolidar as políticas sociais de seu governo para que sejam transformadas em políticas de Estado. A intenção, segundo ele, é que um projeto com esse propósito seja enviado ao Congresso Nacional ainda este ano.
“Vou fazer a consolidação das políticas sociais que criamos nesse país para transformar em política de estado. A quantidade de política que fizemos demonstram parte do sucesso desse momento que estamos vivendo. Tem que se andar daqui para frente, não pode andar pra trás”, disse.
Lula citou o Bolsa Família e disse que, se o programa deixar de existir, o dinheiro que hoje é pago aos beneficiários poderá ser usado, por exemplo, para a construção de uma ponte ou estrada. “Isso é mais importante do que levar comida na boca de milhões de pessoas?”
Lula informou que em breve fará uma reunião com ministros da área social para construir o projeto e que é preciso enviar ao Congresso ainda este ano para que a ação não seja considerada eleitoreira.

Nenhum comentário: