domingo, março 23, 2008

PAULO HENRIQUE AMORIM






Laerte Braga





O Portal IG tirou do ar o blog do jornalista Paulo Henrique Amorim. As explicações variam desde a "uma reformulação do jornalismo" até a "o tipo de jornalismo que você prática não nos interessa".



O Portal IG é controlado pelo grupo BRASIL TELECOM. Dentre os acionistas o City Bank e Daniel Dantas, apontado por Luís Nassif como um dos que têm o hábito de comprar jornalistas da VEJA.



O grupo BRASIL TELECOM pretende comprar a operadora OI. Negócio para PCC nenhum botar defeito. Transformar hotel em sede suntuosa e vender terreno de associação para cunhado pela metade do preço passa a ser brincadeira de criança perto desse trem de bilhões.



Paulo Henrique Amorim faz parte do time (reduzido) de jornalistas brasileiros que não se vendem. Tem opinião própria, manifesta essa opinião e denunciou o "negócio/negociata". Apelidou a transação como geradora da "Broi".



Uma outra alegação, a que o blog do jornalista seria improdutivo por ter poucos acessos é mentirosa, como todas. Esses caras até quando falam alguma verdade, se é que falam, é por conveniência. Quando são honestos é por desonestidade.



O blog de Paulo Henrique Amorim era dos mais visitados no Portal IG e vai continuar a ser dos mais visitados em seu novo endereço.



"Podem ter tido a intenção de me calar, mas não basta. Vai ser preciso acabar com a internet antes".



O médico Marcelo Arantes chamado de "urso" pelo apresentador/cafetão do bordel BBB-8 Pedro Bial, disse a jornais que "Bial faz meu tipo". E mais, que "adorei ser chamado de urso". (Urso é uma forma de se referir a gays gordos e peludos). A fala de Marcelo foi originalmente à revista "QUEM ACONTECE".



"Achei sexy ele me chamando assim".



"Virginia Vallejo asegura que Pablo Escobar idolatraba a Álvaro Uribe. Cuando el hoy presidente era director de Aeronáutica Civil, concedió decenas de licencias para pistas de aterrizaje y centenares de permisos para aviones y helicópteros sobre los que se construyó la infraestructura del narcotráfico. "Pablo solía decir –declaró al diario español–: 'si no fuera por este muchacho bendito, tendríamos que estar nadando hasta Miami para llevar la droga a los gringos'".



Unos años antes, en 1987, el periodista Fabio Castillo publicó el libro Los jinetes de la cocaína. Allí documenta cómo, siendo Uribe alcalde de Medellín en 1982, cortó el listón con el que se inauguró un programa de viviendas de bajo costo financiado por Pablo Escobar."



E mostra Uribe num jornal onde se afirma que o presidente da Colômbia construiu a infra-estrutura do tráfico da Colômbia para os Estados Unidos.


O maior desafio dos dias atuais é o da Comunicação. Os grandes grupos econômicos, políticos, os senhores do mundo, têm o controle da mídia e buscam de todas as maneiras evitar que esse bloqueio seja furado.



O número de visitantes ao blog de Paulo Henrique Amorim começava a incomodar os esses donos. Aos "negócios". Desmascarar figurinhas carimbadas da corrupção. Paulo Henrique Amorim tem sido um crítico contundente de FHC, tem feito revelações e críticas importantes sobre a figura de José Serra (embuste puro) e revelado toda a sorte de trapaças de figuras como Daniel Dantas, banqueiros, enfim, exercido o jornalismo com dignidade.



Há um filme que a GLOBO vem mostrando sobre a própria rede, onde num dado momento aparece Fátima Bernardes (inodora e insípida, figurante) e logo em seguida Galvão Bueno. Um número expressivo de globais fala bem do patrão.



Neste momento, o de Fátima e em seguida Galvão Bueno, o narrador usa a expressão "credibilidade". Não veio da boca de Fátima, apresentadora do JORNAL NACIONAL. Lógico, a rede está reagindo à perda de audiência e a gradativa percepção de boa parte dos brasileiros que o que lhe falta é exatamente credibilidade.



Não é de graça a associação Fátima falando uma besteirinha qualquer e Galvão em credibilidade. É para associar mesmo. Tecnologia de ponta nesse trem de espetáculo da sociedade de senhores e zumbis.



É óbvio que num mundo desses, dominado por essa gente, Paulo Henrique Amorim não tenha vez num portal como o IG.



Não está ali para informar, para nada. Está ali para deturpar, iludir, fantasiar, lucrar e realizar grandes negócios. Uma espécie de anzol que se joga sobre o internauta incauto. Pescam peixes miúdos que vão mantendo sob controle enquanto despejam tubarões graúdos no mundo que controlam e vão moldando ao seu sabor e ao sabor de seus interesses.



Paulo Henrique Amorim é a ponta visível desse tipo de mídia. Incomodou tratam logo do cai fora.



A forma como o jornalista foi retirado do ar é típica do modus operandi das máfias.



Como disse Paulo Henrique Amorim, não vai sair do ar e nem parar. É a diferença entre quem pode ser comprado e quem tem caráter e brio.



Paulo Henrique Amorim tem e fica como exemplo para quem sabe gerações futuras resistirem à mordaça dessa gente.



Mino Carta retirou-se do portal em solidariedade a Paulo Henrique Amorim. É exemplo que esse tipo de sentimento vital ao ser humano ainda sobrevive apesar do Portal IG, da GLOBO, da FOLHA, etc, etc. O sentimento de solidariedade que, neste caso, é também de indignação.



É como dizia Guevara. Enquanto houver indignação há esperança.

Nenhum comentário: