quinta-feira, fevereiro 28, 2008

Oposição exige : CPI já para apurar corrupção no governo Serra


Wendell Cristiano






Ao lado dos deputados da Bancada do PT, mais de duzentas pessoas, entre lideranças sindicais e de movimentos sociais, realizaram um ato para exibir que sejam implantadas de imediato CPIs – Comissão Parlamentar de Inquérito – para apurar denúncias de corrupção e irregularidades na administração do governo Serra. O ato denominado Protesto contra a operação abafa do governo José Serra ocorreu nesta quarta-feira, 27/2, em frente à Assembléia Legislativa de São Paulo.

Conduzido pelo coro: CPI já !, os manifestantes ouviram atentos os deputados do PT que enumeraram as denúncia de pedidos de investigações bloqueadas pelos deputados da base governista.

O líder da Bancada, deputado Simão Pedro, protestou: “o que acontece no parlamento paulista é uma vergonha. Os deputados da base governista se negam a assinar os pedidos de CPIs para investigar o governo Serra. A Assembléia tem 94 deputados e 71 deles se recusam a cumprir o seu papel de fiscalizar os atos do Executivo”.

O deputado Enio Tatto, líder das Minorias, enfatizou que não adianta só deputados ficarem lutando dentro da Assembléia. “É preciso ir às ruas, mobilizar a população e mostrar tudo o que realmente acontece dentro da Assembléia. A população precisa pressionar o deputados e o governo pelas investigações sérias contra todas as irregularidades tucanas”, completou Tatto.

Os deputados Cido Sério, Zico Prado, Marcos Martins, Hamilton Pereira e Mário Reali também destacaram a importância do ato fora dos muros da Assembléia, e mostrar ao povo paulista a realidade enfrentada pela oposição junto aos deputados que protegem o governo Serra, ao impedir as investigações. Eles lembraram as CPIs que precisam ser instaladas urgentemente e não conseguem as assinaturas: CDHU; máfia caça-níqueis; estatísticas criminais; baixo desempenho escolar; cartões corporativos; Ongs no governo Alckmin; das rodovias; dos Imóveis do Estado; Ipesp; fraude na licitação do Metrô.

Representando dezenas de entidades, o diretor da CUT Estadual, Daniel Reis, defendeu a união de todos para defender o patrimônio e dinheiro público do Estado de São Paulo. Também comparecerem diretores dos sindicatos dos bancários, metroviários, condutores, metalúrgicos, dos trabalhadores da saúde (Sindsaúde), energia (Sinergia), da CDHU e dos professores (APEOESP).

O diretor do sindicato dos bancários e funcionário da Nossa Caixa, Sabóia, defendeu a implantação de uma CPI na Nossa Caixa, que apure a sua relação com a Associação Nacional de Bancos – Asbace. A associação assinou contrato de R$ 671 milhões, sem licitação, com o Banco Nossa Caixa, em 2003. “Trata-se de um contrato nebuloso, de valor altíssimo e que permite até quarteirização de serviços. É um verdadeiro absurdo”, afirmou o sindicalista.

Os movimentos de moradia, mulheres, negros, de pessoas com deficiência, economia solidária e de combate ao racismo também estiveram presentes.

Participaram do ato os deputados petistas: Simão Pedro, Enio Tatto, Cido Sério, Hamilton Pereira, Zico Prado, Marcos Martins, Rui Falcão, Roberto Felício, Mário Reali, Maria Lúcia Prandi, Ana do Carmo; além dos deputados Major Olímpio (PV) e Carlos Gianazzi (PSOL).

Nenhum comentário: