quinta-feira, dezembro 20, 2007

PROUNI VAI OFERECER 166 MIL BOLSAS EM 2008

O Ministério da Educação divulgou a lista dos pré-selecionados do ProUni (Programa Universidade para Todos). 106 mil estudantes devem ser contemplados com bolsas em universidades particulares no primeiro semestre de 2008. No segundo semestre, a previsão é que sejam oferecidas outras 60 mil bolsas. Isso representa um pequeno crescimento em relação a 2007, quando foram oferecidas 163 mil bolsas.

A coordenadora do ProUni, Paula Mello, disse em entrevista ao Conversa Afiada nesta quinta-feira, dia 20, que avaliações mostram que os estudantes do ProUni têm desempenho igual ou melhor que os outros estudantes (aguarde o áudio).

"Nós temos já demonstrado um excelente rendimento dos bolsistas do ProUni... Eu acredito que todos esses estudantes têm um diferencial de serem estudantes que acreditam no potencial que têm e precisavam apenas que tivessem uma oportunidade", disse Paula Mello.

Para entrar no ProUni o estudante precisa prestar a prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Outro critério é que a família desse estudante tenha uma renda per capita máxima de três salários mínimos. O valor da bolsa varia conforme a condição sócio-econômica do estudante.

Clique aqui para acessar o site do ProUni.

Leia a íntegra da entrevista com Paula Mello:

Conversa Afiada – Professora Paulo, são 106 mil vagas para 2008, é isso?

Paula Mello – Sim, para o processo seletivo para as vagas para o primeiro semestre de 2008 nós já estamos na fase de comprovação de informação dos estudantes que foram pré-selecionados agora, com o resultado do dia 19.

Conversa Afiada – Quantas instituições inscritas no programa para 2008?

Paula Mello – Nós temos mais de 1,4 mil instituições que participam do Prouni.

Conversa Afiada – Em relação a 2007, percebendo esses números de 2008, dá para fazer alguma comparação de evolução do programa?

Paula Mello – Sim, nós temos, desde o início do programa, que iniciou-se em 2005, nós já tempos beneficiados 310 mil estudantes. Neste ano de 2007 nós já tivemos dois processos seletivos e nós já estamos no sexto processo seletivo. O programa tem se consolidado, é um programa que inclui os estudantes com um critério de qualidade muito definido, porque a porta de entrada para o Prouni é o ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio. Então, os estudantes concorrem às bolsas de estudos pelas notas que eles obtêm no ENEM.

Conversa Afiada – Dentro disso que a senhora está falando, que tipo de avaliação que se tem do rendimento dos estudantes do Prouni dentro da universidade?

Paula Mello – Nós temos já demonstrado um rendimento dos bolsistas do Prouni. Pro exemplo, no ENADE, que é o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, do ano de 2006, nas 14 áreas que foram avaliadas, e que havia bolsistas do programa, em todas essas áreas o desempenho dos estudantes foi igual ou melhor do que dos estudantes pagantes. Existem, por exemplo, áreas como a de Biomedicina em que a diferença de pontos para os estudantes pagantes chegou a nove pontos. Então, realmente, os estudantes do Prouni têm demonstrado um excelente desempenho acadêmico. Um dos critérios para a permanência do bolsista no programa também é que ele tenha um rendimento acadêmico em 75% das disciplinas que ele cursa, em cada semestre. Desde o momento em que o estudante candidata-se à bolsa do Prouni até o momento em que ele permanece do programa, ele tem que demonstrar desempenho acadêmico satisfatório.

Conversa Afiada – Professora, qual outro motivo que a senhora apontaria para esse desempenho igual ou melhor que os outros estudantes, os estudantes do Prouni, além desses que a senhora falou, que precisa ter um bom desempenho para manter a bolsa?

Paula Mello – Eu acredito que todos esses estudantes têm um diferencial de serem estudantes que acreditam no potencial que têm e precisavam apenas que tivessem uma oportunidade para demonstrar essa qualidade. São estudantes que pelo fato de terem uma renda que não é suficiente para que eles ingressem no ensino superior, eles tiveram a oportunidade por esse programa e, a partir disso, conseguem demonstrar o que eles já têm, que é a qualidade, a garra, a perseverança.

Conversa Afiada – E qual a característica social desses estudantes que entram no programa?

Paula Mello – Todos esses estudantes têm uma característica de dedicação, uma qualidade acadêmica muito forte e eles têm demonstrado isso em todos os exames que têm feito e em todas as matérias que têm cursado, tem sido demonstrado isso.

Conversa Afiada – Eu queria saber, na verdade, qual a característica sócio-econômica, a renda...

Paula Mello – O Prouni tem critérios pré-estabelecidos para que os estudantes ingressem no programa. Um dos critérios é ter a renda per capita máxima de três salários mínimos. O programa tem bolsas integrais e bolsas parciais. Para que os estudantes se candidatem às bolsas integrais, eles têm que ter uma renda per capita familiar máxima de um salário mínimo e meio. Para que concorra à Bolsa de 50%, que é a bolsa parcial, no máximo de três salários mínimo. Então, a renda per capita máxima permitida para que se ingresse no programa é de três salários mínimos.

Conversa Afiada – Professora, em relação a 2007, a expectativa é que em 2008 o programa cresça?

Paula Mello – Com certeza. A cada semestre nós temos verificado que há um crescimento na adesão das instituições, a oferta de vagas, então o programa, realmente, é um programa que tem se mostrado a cada dia com um crescimento maior. Nós temos também uma integração desse programa com o programa de financiamento estudantil que é uma parceria para que se ofereça para os estudantes que têm uma bolsa de 50% que ele possa completar esses outros 50% que não são cobertos pela bolsa de estudos com um financiamento para que eles possam permanecer na instituição.

Conversa Afiada – Me diz uma coisa, professora, para encerrar. Em 2007, ao todo, no primeiro e no segundo semestre, a senhora poderia informar quantas bolsas foram oferecidas?

Paula Mello – No primeiro semestre nós tivemos 108 mil bolsas para o primeiro semestre de 2007. E tivemos 55 mil para o segundo semestre de 2007. Então nós temos 163 mil bolsas para 2007. Essas bolsas, 106 mil, que nós ofertamos agora é para o primeiro semestre de 2008.

Conversa Afiada – E isso não dá para saber quanto vai ser no segundo semestre para fazer uma comparação de crescimento?

Paula Mello – Segundo semestre de 2008?

Conversa Afiada – É, há uma previsão?

Paula Mello – Há uma perspectiva de que sejam oferecidas em torno de 60 mil vagas. O segundo semestre, geralmente, é um semestre que o número de bolsas é menor em virtude de muitas instituições não terem vestibular no segundo semestre, então a concentração maior de oferta de bolsas é no primeiro semestre de cada ano.

COMENTÁRIO: Os ditos partidos de "esquerda" são contra o Prouni, assim como os de direita. Eles alegam que o governo está mandando dinheiro para escolas privadas. Não entendem que no curto prazo não é possível criar 166 mil novas vagas em escolas públicas. São contra a democratização do ensino superior, pois esperar ter essa quantidade adicional de vagas pode demorar mais 500 anos.

Nenhum comentário: