sexta-feira, agosto 17, 2007

Críticos do Bolsa Família aceitam bolsa no exterior, diz Lula

Sábias palavras:"Tem gente que critica o Bolsa Família como assistencialista porque estamos dando o direito de os mais pobres comerem. Essas mesmas pessoas não criticam as bolsas de 2 mil dolares que damos para os doutores no exterior. Temos que cuidar da sociedade como um todo, mas cuidar dos mais pobres em primeiro lugar", afirmou o Presidente em discurso em Minas Gerais.



O Presidente Lula inaugurou ontem, em Congonhas do Campo (MG), mais uma unidade de ensino técnico, e disse que mais inaugurações virão. Segundo ele, até o fim do segundo mandato, terão sido inauguradas 214 escolas de nível técnico no país. Mais do que as 140 criadas no país em 97 anos, entre 1906 e 2002.

O Presidente falou sobre as pessoas que criticam o Bolsa Família e não questionam a bolsa de US$ 2 mil que o governo federal banca para "doutor estudar no exterior". Lula disse que não aceitará o preconceito e continuará gastando com os mais necessitados, garantindo que os pobres tenham escolas tão boas quanto às dos ricos.

Dirigindo-se aos jovens entre 15 e 20 anos, Lula advertiu que é preciso levar a sério os estudos para garantir uma profissão. "A preguiça de hoje será a desgraça de amanhã." Para as moças, o Presidente deu conselho: "Mulher não pode casar e ficar dependendo do salário do marido." É preciso ter o próprio trabalho para não aguentar desaforo e se relacionar em igualdade de condições. A Uned de Congonhas oferecerá 1,1 mil vagas para os cursos de mecânica industrial, produção industrial e edificações.

À tarde, o presidente esteve em Campos dos Goytacazes, no Estado do Rio, onde se viu um protesto de um pequeno grupo de manifestantes. Dez pessoas, entre professores e estudantes da unidade do Cefet de Campos, reclamavam da falta de condições de trabalhar e estudar na unidade, cuja ampliação foi inaugurada pelo presidente. Com narizes de palhaço eles vaiaram o governador Sérgio Cabral e foram ironizados por Lula: "Sérgio, deixa eu te dizer uma coisa: nunca mais fique nervoso com o pessoal que protesta, porque esse pessoal é tão jovem e desprovido de consciência política que vem protestar usando nariz de palhaço. Daqui a pouco, vai ter um movimento dos palhaços contra esse gente".

O governador fluminense, antes de começar o discurso, deu uma bronca nos manifestantes. Ele pediu ao público que vaiasse os manifestantes: "São meninos pequenos-burgueses, exercendo o mau humor e reclamando de barriga cheia.O presidente brincou com Cabral e pediu que ele não se importasse com o grupo, "que é tão jovem e desprovido de consciência política, que usa nariz de palhaço, que é uma coisa alegre".

Nenhum comentário: