sexta-feira, julho 20, 2007

A reformulaçao necessária

O país precisa repensar todo o transporte aéreo. A começar pelas companhias. Nos últimos anos várias companhias aéreas brasileiras foram extintas. Companhias como a Vasp, Transbrasil e Varig. Também o transporte aéreo regional foi quase extinto. Voar direto para uma cidade de menor dimensão no Brasil é impossível. As companhias aéreas que ficaram viram aumentar de repente a demanda por passagens aéreas. E pior, como não houve planejamento, não há aviões disponíveis para atendê-la. Dessa forma as companhias maximizam as aeronaves que possuem. Praticam o overbooking (venda de passagens superior ao de assentos) e demoram ao máximo na manutenção dos aviões. Elas, principalmente a TAM é que criaram o caos aéreo, pois aproveitaram o motim dos controladores e venderam passagens a mais. Como havia o problema do controle, a responsabilidade foi toda para o Governo Federal. Quanto a manutenção, pelos problemas que as aeronaves da TAM vêem apresentando está claro que eles a deixaram em segundo plano. Os aviões atualmente voam até 17 horas diárias. É necessário que a Agência Nacional de Aviação Civil comece a atuar. Primeiro coibindo o uso do overbooking e segundo fiscalizando severamente as condições das aeronaves, checando se a manutenção preventiva está sendo feita e principalmente a corretiva. A ANAC precisa acabar com a farra do boi que se converteu a aviação brasileira. Também é necessária uma atenção especial para checar se a tripulação não está trabalhando horas demais. São inúmeras as queixas. Isso coloca em risco a segurança de todos que estão no avião. Depois o Governo precisa atentar para os controladores. Precisa atuar no ensino, melhorando a capacidade técnica desses profissionais, nos equipamentos e nos salários. Controlador de vôo é elemento essencial na segurança do vôo e ele precisa ter dedicação exclusiva a esse trabalho, sendo proibido o exercício de qualquer outra função por eles. Quanto aos aeroportos, o país vem desde 2003, modernizando os principais aeroportos. No Estado de São Paulo é onde a situação é mais caótica. Na Região Metropolitana de São Paulo há necessidade da construção de mais um aeroporto, além da construção de mais uma pista em Cumbica e da ampliação de Viracopos. Na cidade de São Paulo o aeroporto Campo de Marte pode ser adequado para aviação executiva, basta ampliá-lo e modernizá-lo. Quanto a aviação regioanl é necessário o apoio as empresas que o operam. Principalmente, através do crédito para adquirir aeronaves da Embraer e colocação do subsídio cruzado em que as rotas mais lucrativas financiam as de menor demanda. O Governo Federal precisa fazer uma Agenda Aeroportos e atuar de forma consistente e sistemática para melhorar a qualidade e segurança do vôo no Brasil.

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