terça-feira, julho 24, 2007

Infraero inicia amanhã obras de ranhuras em pista de Congonhas

Infraero inicia amanhã obras de ranhuras em pista de Congonhas
GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília

A Infraero (estatal que administra os aeroportos) inicia amanhã as obras de realização do chamado "grooving" (ranhuras que ajudam no escoamento de água) na pista principal do aeroporto de Congonhas (SP). A estatal estima que as obras estarão concluídas entre 20 e 45 dias, pois será montada uma espécie de força-tarefa para a instalação do "grooving".

A Infraero alega que, normalmente, as obras para colocação do grooving seriam realizadas em pelo menos 47 dias --com uma média de instalação 40 metros de grooving por dia. Com a força-tarefa, o objetivo da Infraero é permitir que o grooving esteja instalado nos 1.940 metros da pista em tempo abaixo do previsto normalmente pela estatal.

Segundo a Infraero, as obras de instalação do grooving não vão impedir a reabertura da pista principal de Congonhas prevista para ocorrer até o final desta semana. A expectativa da Infraero é que a pista seja reaberta na próxima quinta-feira, às 19h, com a conclusão das obras no local.

Depois do acidente com o Airbus-A320 da TAM, a Polícia Federal retirou partes do asfalto para realizar perícia no local --o que impediu a reabertura da pista uma vez que as chuvas impediram a reparação dos buracos feitos no pavimento pelos peritos.

A estatal alega que as obras não vão interferir na reabertura da pista porque serão realizadas durante a madrugada, período em que não há pousos e decolagens no terminal.

Chuvas

As companhias aéreas e pilotos têm evitado operar em Congonhas sob chuva desde o acidente com o vôo 3054 da TAM. Na terça-feira passada (17), o Airbus A-320 da TAM passou pela pista principal de Congonhas, cruzou a avenida Washington Luís e atingiu um posto de gasolina e prédio da TAM Express. O choque provocou um incêndio de grandes proporções. O número total de mortos no acidente --o maior da história aeronáutica brasileira-- pode chegar a 200.

Há suspeitas de que a ausência do grooving na pista principal tenha contribuído para o acidente. Já a pista auxiliar é questionada pois, apesar de ter grooving, é mais curta --o que, conseqüentemente, dificultaria manobras em eventuais ocasiões de emergência.

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